cover
Tocando Agora:

ENTREVISTA

Jornal O Semanal entrevista Fátima Celin

ENTREVISTA
ENTREVISTA (Foto: Reprodução)

JORNAL O SEMANAL - Faça uma breve apresentação do candidato e quem é seu vice-prefeito?

FÁTIMA CELIM.: Tenho 40 anos de vida pública, fui bancária, sempre priorizei minha formação, sou formada em Serviço Social desde 1993, com especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Após três mandatos como vereadora, aceitei o desafio de mudar a história de Cordeirópolis, ao lado de Adinan Ortolan. Minha experiência de oito anos como vice-prefeita me qualificou ainda mais para garantir a continuidade do desenvolvimento da cidade. Todos esses anos contribui para projetos que impactaram o desenvolvimento de Cordeirópolis. Outro ponto muito importante que desejo destacar é o projeto de prevenção ao uso de álcool e drogas que eu coordeno aqui na cidade, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

Dr. Joaquim Raposo iniciou o curso de medicina aos 17 anos, fez especialização em cardiologia. Pela 2ª vez presidente da Cardiologia Regional Estado de São Paulo, ele atua como médico no município desde 2002 e também é o diretor de Saúde do Hospital Municipal de Cordeirópolis, sendo responsável pela condução de momentos importantes como o enfrentamento à pandemia do Covid 19 e a implantação de melhorias nos serviços e na estrutura do nosso hospital. Atualmente, o doutor reside no Condomínio Flamboyant, na Vila Barbosa.

 

JORNAL O SEMANAL - Visão e Prioridades: Qual é a sua visão para a nossa cidade nos próximos quatro anos?

FÁTIMA CELIM.: Os primeiros anos de governo Fátima e Adinan foi priorizado a estrutura da cidade, pois não tinha tratamento de esgoto e tratamento de água adequado para o crescimento da cidade e não tinha abastecimento de água o suficiente para a cidade crescer, então nos primeiros anos a gestão priorizou infraestrutura para a cidade crescer e desenvolver, e nos próximos 4 anos o objetivo é fazer a junção dessa finalização de estrutura para a cidade continuar crescendo e focar em cuidar das pessoas, vai ser priorizado a construção do centro do idoso focado na nossa população idosa que é a nossa grande porcentagem de habitantes, teremos a ampliação de serviço de saúde que vai ser possível com a entrega do novo hospital que vai ter uma estrutura maior e vai poder acomodar serviços como Centro de diagnóstico de imagem que vai auxiliar a população melhor que não vai precisar sair do município.  Vamos dar mais qualidade e conforto para quem é atendido pela rede de saúde, esse cuidado mais específico no conforto e melhoria dos serviços para os cordeiropolenses. Somado a tudo isso, outra prioridade será a construção de casas populares e lotes para a população.

 

JORNAL O SEMANAL - Quais são suas três principais prioridades se você for eleito e por quê?

FÁTIMA CELIM.: Termino do Anel viário de Cordeirópolis
Construção do Centro Dia do Idoso
Centro de Diagnóstico do Hospital municipal

 

JORNAL O SEMANAL - Saúde: Como você pretende melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na cidade?

FÁTIMA CELIM.: Fizemos um investimento pesado agora na construção do hospital. Nos próximos 4 anos a prioridade em saúde é reformar todas as unidades de saúde da família, ampliar redes de serviços e melhorar o atendimento de especialidades, dando sequência as implantações que já ocorreram, por exemplo, o serviço aos autistas, implantação do centro de diagnóstico de imagem, reforma e ampliação do centro de especialidade, ativação do centro cirúrgico do hospital para cirurgias eletivas, construção do posto de saúde na Vila Barbosa e a continuidade na contratação de especialistas, exames e profissionais de diversas área da saúde, para agilizar ainda mais os atendimentos aos cidadãos.

 

JORNAL O SEMANAL - Educação: Quais medidas você tomará para garantir uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens?

FÁTIMA CELIM.: A nossa educação é premiada, nós somos o município que não tem como comparar com as cidades próximas em termos de infraestrutura de educação. O fortalecimento do Sistema Google de ensino, Chromebook nas escolas, lousa digital, nós temos uma infraestrutura de ensino moderno que prepara crianças para o futuro em que ela já está inserida. Tudo isso vai continuar! A partir do próximo ano, daremos sequência no projeto de construção de uma escola de tempo integral na zona sul, na região do Jardim São Francisco. Reforma de todos os CEIs, da mesma forma como foram realizadas nas escolas. Introdução de robótica na rede municipal de ensino, continuidade do projeto da Faculdade Municipal, ampliação do tempo integral nas escolas para mais de 60% dos estudantes, a cobertura da quadra da Escola Levy, intensificar os projetos que promovam a equidade e igualdade nas relações étnico-raciais, a revisão do plano de carreira do Magistério, reconhecimento facial para elevar a segurança nas escolas.

 

JORNAL O SEMANAL - Segurança Pública: Quais são suas propostas para melhorar a segurança pública e combater a criminalidade?

FÁTIMA CELIM.: Dentro das principais propostas, faremos a contratação dos Guardas Municipais aprovados em concurso público, ampliando o efetivo da corporação. Aumento do número de pontos da muralha digital e ampliação da inteligência artificial neste serviço. Ampliação da estrutura e dos serviços prestados pela Defesa Civil. Buscar alternativas sem onerar a população para liberar espaços para estacionamento no centro da cidade. Ampliação dos horários do sistema de transporte coletivo e uma estratégia diferenciada de ronda com equipes destinadas à patrulha de cada bairro para sempre ter um trabalho mais monitorado.

 

 

JORNAL O SEMANAL - Mobilidade Urbana: O que você pretende fazer para melhorar o transporte público e a mobilidade na cidade?

FÁTIMA CELIM.: A prioridade é dar sequência na construção do Anel viário de Cordeirópolis com 15 km de extensão e na continuidade da construção em parceria com o Governo do Estado de um viaduto de acesso à Rodovia Washington Luís e de passagem entre o Distrito industrial Santa Marina e o Jardim São Luiz. O termino do asfaltamento da COR 283 para a mobilidade da região ceramistas, com ligação diretamente na Rodovia Anhanguera sem passar pela cidade. Recuperação da pavimentação da Avenida Aristeu Marcicano e outros pontos de maior fluxo de veículos na cidade.

 

 

JORNAL O SEMANAL -Desenvolvimento Econômico: Como você planeja promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na cidade?

FÁTIMA CELIM.: Algo que vai ajudar muito é a chegada do Senai porque vai preparar a mão de obra e capacitar os nossos cidadãos para atender a demanda já existente das indústrias da nossa região. Esse é um projeto que já tiramos do papel, porque o Senai realmente já está aqui e irá promover cursos técnicos de manufatura aditiva, desenvolvimento Web, formação e desenvolvimento de projetos de TI. Nosso foco também será no incentivo para negócios, através do fortalecimento de políticas que incentivam o empreendedorismo, o desenvolvimento urbano e habitacional, o desenvolvimento do turismo através das atrações turísticas no bairro do Cascalho.

 

JORNAL O SEMANAL - Meio Ambiente: Quais são suas propostas para proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade em nossa cidade?

FÁTIMA CELIM.: A continuidade do programa de plantio de árvores já chegou a 130 mil mudas e nossa meta será alcançar 250 mil plantios, com foco na substituição das árvores urbanas, nas calçadas, como também nas nascentes. A redução do efeito estufa também é uma prioridade, por meio de ações de adaptação e mitigação, especialmente na área do transporte. A recuperação e eliminação das causas de assoreamento nas duas represas do Barro Preto. Fortalecimento da coordenadoria e do programa bem-estar animal, com implantação de um espaço seguro, com triagem e lar provisório para os animais.  Aquisição de placas fotovoltaicas em prédios públicos, inicialmente nas escolas.

 

 

JORNAL O SEMANAL - Participação Cidadã: Como você pretende incentivar a participação dos cidadãos nas decisões políticas e administrativas da cidade?

FÁTIMA CELIM.: O governo sempre foi aberto e muito presente, sempre fomos muito claros com a população, a ideia é ampliar ainda mais essa proximidade, já que esta é a minha principal característica. Nunca deixei de andar na cidade a pé, eu conheço os problemas de perto e vou continuar a ampliar essa proximidade como prefeita e que também é uma característica do nosso vice, então a população pode esperar desse governo a abertura total para resolver os problemas da população. Eu nunca sumi e apareci somente no período eleitoral, sempre estive lado a lado da população, são 40 anos de uma vida dedicada ao outro.

 

JORNAL O SEMANAL - Transparência: Quais medidas você vai implementar para garantir a transparência na administração pública e combater situações ilícitas?

FÁTIMA CELIM.: Ampliar o controle de gastos públicos, na redução das despesas de manutenção, para termos mais recursos para manter os níveis de investimento público do município. A ampliação dos programas de governo digital, com sistemas informatizados ligados ao portal da transparência da administração pública.

 

JORNAL O SEMANAL - Infraestrutura: Quais são seus planos para a melhoria da infraestrutura urbana, incluindo ruas, calçadas e serviços básicos?

FÁTIMA CELIM.: A infraestrutura foi uma das prioridades nos últimos oito anos. Com a casa em ordem, vamos dar sequência ao recapeamento das ruas da cidade. Realizar melhorias da rede de distribuição de água, pois já temos a represa nova, a estação de tratamento, então vamos continuar a melhorar as companhias de rede de distribuição, através da construção de adutoras definitivas entre a captação do Ibicaba e a ETA e entre a represa do barro preto. Implantar novos reservatórios no bairro do Cascalho, região do Jardim Cordeiro, Jardim Juventude e Planalto. Além de melhoria constante e a implantação de uma zeladoria em cada ponto da cidade, em especial no bairro do Cascalho.

 

JORNAL O SEMANAL - Cultura e Lazer: O que você sugere para promover a cultura e as atividades de lazer na cidade?

FÁTIMA CELIM.: Manter a estrutura e toda a rede de eventos que já temos na cidade, como o carnaval, festa country, festa da cidade, Combíblia, apoio às festas das comunidades nos bairros. A ampliação do acesso à cultura nos bairros, com a ampliação das oficinas e do incentivo ao artista do município. A construção de um estúdio profissional para gravação, de utilização dos artistas da cidade. O término da obra da Estação Ferroviária, bem como a implantação da Secretaria de Cultura e do Museu Municipal. Fortalecimento dos projetos da Escola de música, a Orquestra Sinfônica, a parceria com a Patrulha Mirim através da Banda Drum Black, Orquestra de violeiros, grupo de dança italiana, Batalha do Beco, e ampliar a gama de outras pluralidades artísticas. No lazer esportivo, a reforma dos campos e estádios municipais, além da criação de mais campeonatos esportivos de diferentes modalidades.

 

JORNAL O SEMANAL - Assistência Social: Quais ações você planeja implementar para ajudar as populações vulneráveis, como moradores de rua e famílias de baixa renda?

FÁTIMA CELIM.: Dar continuidade e ampliar o programa Comida na Mesa e a distribuição de cestas básicas, fortalecimento do programa de prevenção ao uso de álcool e prevenção ao uso de drogas. Construção do Centro de Dia do Idoso no Jardim Paraty, aquisição de ônibus para as viagens da terceira idade. Continuidade do apoio às entidades como o Lar dos Velhinhos, APAE, Acesac e Acorac, dando o suporte a essa última para a construção de sua sede própria. Ampliar os programas de combate à violência doméstica contra as mulheres, combate à pedofilia e de toda forma de violência étnica, de gênero, contra idosos e crianças.

 

JORNAL O SEMANAL - Tecnologia e Inovação: Como você pretende utilizar a tecnologia e a inovação para melhorar os serviços públicos?

FÁTIMA CELIM.: Com a junção do HUB Cordeiro, o SENAI, a Lei de Política de inovação, os aplicativos da Central de Atendimento ao cidadão, que já conquistamos, seremos catalisadores do progresso, vamos expandir o apoio em tecnologia e inovação para o comércio, indústrias, o incentivo para a criação de startups no município e dentro do setor público, ampliar as estratégias e ações para melhorar a qualidade de vida e a eficiência dos serviços oferecidos para a população, através da utilização das plataformas digitais, que revolucionamos nos últimos anos, que passaram a facilitar a participação dos cidadãos na tomada de decisões e na solicitação de serviços da administração municipal.

 

JORNAL O SEMANAL - Gestão Fiscal: Quais são suas propostas para garantir uma gestão fiscal responsável e equilibrada?

FÁTIMA CELIM.: Assumimos a Prefeitura em janeiro de 2017 com 57% de gastos com a folha de pagamento e apenas 1% de investimento. Hoje, o pagamento dos servidores municipais representa 39% e estamos investindo quase 20% do orçamento. Com esta base realizada, será mais fácil controlar as contas da prefeitura, pois o grande custo que é a folha de pagamento já foi reduzido. Eu ouço muitas propostas por aí, de realizar concursos públicos de forma desenfreada, isso vai comprometer todo o esforço fiscal que realizamos. Os novos serviços devem ser gerenciados por entidades do terceiro setor, como, por exemplo, o Centro Dia do Idoso, queremos que seja a ACESAC, como o Autismo hoje é gerenciado pela APAE.

 

JORNAL O SEMANAL - Desafios Futuros: Quais você considera serem os maiores desafios que nossa cidade enfrentará nos próximos anos e como você pretende abordá-los?

FÁTIMA CELIM.: Manter a cidade em constante crescimento e desenvolvimento alinhados à tecnologia e inovação que o mundo moderno demanda, e manter as pessoas muito bem cuidadas, bem tratadas em termos de assistência, cuidar do ser humano principalmente agora que temos uma infraestrutura melhor, e sem deixar de pensar na constante renovação da infraestrutura que nós vamos precisar para o futuro. Nesta eleição vamos decidir entre continuar avançando ou mudarmos de rota e voltar a um passado retrógrado que Cordeirópolis já deixou para trás. 

 

Comentários (0)

Fale Conosco