RODEIO LIBERADO
Tribunal de Justiça libera e Festa do Peão inicia hoje
A Festa do Peão de Boiadeiro de Cordeirópolis tem início hoje, quinta-feira (23), após liberação do TJ. Popularmente conhecida como Festa do Peão, é um dos eventos mais tradicionais e aguardados no Brasil, especialmente nas regiões rurais e no interior do país. Seu início remonta à cultura dos rodeios norte-americanos, mas foi adaptada à realidade brasileira, ganhando uma identidade própria e se tornando uma celebração única. Sobem ao palco os cantores Fernando e Sorocaba. Toda renda será em prol do Fundo Social de Solidariedade. Na sexta-feira (24) o show será de Israel e Rodolfo. Encerrando a festa no sábado (25) a atração musical ficará por conta de Matogrosso e Mathias e US Agroboy.
Origem e História
A Festa do Peão tem suas raízes na prática da pecuária, uma atividade essencial para a economia e a cultura do interior do Brasil. As competições de habilidades dos peões, que incluem montarias em touros e cavalos, laçadas e provas de habilidade, são uma forma de demonstrar e valorizar o trabalho dos vaqueiros e boiadeiros. O primeiro rodeio brasileiro ocorreu na cidade de Barretos, no estado de São Paulo, em 1956. O evento foi organizado pelo "Os Independentes", um grupo de jovens que buscava promover atividades culturais e esportivas na cidade. Desde então, a Festa do Peão de Barretos se consolidou como o maior e mais importante rodeio da América Latina, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Estrutura e Atrações
A Festa do Peão não se resume apenas às competições de montaria. O evento é um grande festival que inclui shows musicais com artistas de renome nacional e internacional, desfiles, feiras agropecuárias, exposições de produtos e serviços relacionados ao campo, e uma ampla variedade de barracas de comidas e bebidas típicas.
As montarias em touros e cavalos são, sem dúvida, o ponto alto da festa. Os peões, equipados com técnicas e equipamentos de segurança, demonstram sua habilidade e coragem ao tentar se manter sobre os animais por oito segundos, uma tarefa que exige muita destreza e preparo físico.
Comentários (0)